terça-feira, 12 de outubro de 2010

Feliz dia das crianças!!

Gente, feliz dia das Criaças, afinal todos nós temos uma criança dentro de nós né? E não esquecendo que hoje também é dia de nossa Senhora Aparecida...Nossa Senhora...Rogai por nós!!!


Bom, como hoje é dia das crianças, eu estava lendo umas reportagens e achei essa super interessante, porque nós mamães, achamos sempre que se usarmos tudo que temos direito nos nossos bebes estamos fazendo bem, mas na verdade não estamos! Vale a pena dar uma lida.


Cresce linha de cosméticos infantis e pediatras pedem cautela




As crianças estão cada vez mais vaidosas e o mercado de cosméticos infantis aproveita para atrair, com criatividade, essa fatia do mercado. Os produtos disponíveis nas prateleiras mais baixas, de fácil acesso aos pequenos, são coloridos, vêm nos formatos mais inventivos e vão desde o simples sabonete ao elaborado talco cremoso. Mamães atentas aos últimos lançamentos não perdem um cheirinho diferente. Pediatras e dermatologistas, no entanto, recomendam cautela: a pele delicada das crianças deve ser poupada de substâncias que possam causar alergias.

O Brasil é um dos maiores mercados mundiais de cosméticos infantis, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os produtos de higiene pessoal, como xampus, condicionadores, sabonetes, hidratantes e cremes para pentear, feitos especificamente para crianças já foram incorporados ao dia a dia de meninos e meninas. Essa crescente oferta de novidades vem chamando a atenção de pais, médicos e autoridades sanitárias quanto à segurança desses cosméticos. 
Segundo a pediatra Kerstin Abagge, presidente do Departamento de Dermatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, os pais têm que ter bom-senso e pesquisar antes de usar esses produtos: 
— Até os seis meses de vida, não é recomendado o uso de produtos que não sejam o sabonete e os cremes antiassaduras. Se for possível, na troca de fralda, faça a limpeza da criança apenas com algodão e água e use o creme de barreira. Prefira produtos conhecidos. 
A advogada Roberta Pelagio, mãe de Bruna, de 8 meses, segue essa dica à risca: 
— A Bruna usa apenas as marcas mais conhecida e estabelecidas no mercado. Além disso, ela sempre está com filtro solar. 
O melhor sabonete 
E quem pensa que o sabonete ideal é àquele à base de glicerina se engana. 

Segundo o coordenador de departamentos da Sociedade de Dermatologia do Rio de Janeiro, Egon Daxbacher, os mais indicados são os que têm hidratantes. 

— Sabonetes à base de glicerina são os menos recomendados, pois são derivados do álcool, o que pode ressecar a pele do bebê. Sabonetes à base de substâncias hidratantes são mais indicados. Mas cada caso é único. 

Enquanto tantos produtos entram na rotina de beleza dos bebês, um está sendo banido: o talco. 
— O talco em pó já não é mais recomendado por pediatras e dermatologistas pois a criança pode aspirar as partículas, que se depositam no pulmão e causam alergia — alerta Kerstin. 
Além disso, Egon explica que o produto em pó, em contato com o suor do bebê, acaba criando uma pasta propensa à proliferação de bactérias que causam dermatites. 
E na hora de escolher o produto, o rótulo dos cosméticos têm muito a esclarecer. Segundo Marcia Berbel, cientista principal da Johnson & Johnson é importante ler as informações: 
— Deve-se verificar se o produto foi dermatologicamente testado. A Anvisa é bastante criteriosa em relação aos ingredientes que compõe esse tipo de fórmula — diz.


Quando as crianças deixam as fraldas, os cremes antiassaduras e loções contra brotoejas começam a dar espaço a produtos como maquiagem e esmalte para as meninas, e gel de cabelo para os rapazinhos. 
Mônica Barros, mãe de Lucas, de 5 anos, diz que o filho pede para arrumar o cabelo: 
— O Lucas adora usar gel e colocar o cabelo para cima. 
Mas se o assunto é vaidade, as meninas são imbatíveis. Paula, de 5 anos, vive atacando a maquiagem da mãe. 
— Paula é muito vaidosa. Opto por produtos infantis, mas não posso negar que ela usa os meus, também — conta a advogada Roberta Pelagio. 
Os especialistas dão a dica: cores e cheiros são substâncias químicas que podem causar alergias futuras. Se forem realmente necessários, escolha produtos infantis, mais suaves.


Boa noite, pessoal! Beijinhos  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usem e abusem deste espacinho...
**Beijinhos no coração**